MÉTODO DIR FLOORTIME
É o modelo de desenvolvimento, tendo foco nas diferenças individuais e baseado em relacionamento (pronunciado dizendo cada letra como um inicialismo: DIR. O DIR fornece uma estrutura fundamental para a compreensão do desenvolvimento humano e da aprendizagem e como cada pessoa percebe e interage individualmente com o mundo de maneira diferente. Descreve o papel crítico que o desenvolvimento socioemocional tem no desenvolvimento humano global, começando no nascimento e continuando ao longo da vida. O modelo destaca o poder dos relacionamentos e conexões emocionais para impulsionar o desenvolvimento.
Através de uma compreensão profunda do “D” (o processo de desenvolvimento) e do “I” (as diferenças individuais de uma pessoa), podemos usar o “R” (relações humanas) para promover o desenvolvimento saudável e ajudar todos a alcançar o seu potencial máximo. O DIR® está enraizado na ciência do desenvolvimento humano e às vezes pode parecer técnico, mas também é simples. É um caminho para promover o desenvolvimento saudável de maneira respeitosa, que constrói conexões, compreensão, amor, comunicação e engajamento.
O MÉTODO SOFFI
É uma abordagem integrada para apoiar a alimentação oral em bebés prematuros e em bebés com dificuldades para comer por qualquer motivo, tanto na UTIN como no ambiente de Intervenção Precoce. O treinamento é oferecido de diversas maneiras. SOFFI ® fornece ao profissional informações baseadas em evidências sobre o desenvolvimento alimentar, bem como estratégias de avaliação e intervenção. SOFFI ® é guiado pelos Algoritmos SOFFI ® que são caminhos de tomada de decisão clínica projetados para garantir que todos os alimentadores usem o mesmo pensamento crítico durante as mamadas.
Em 2013, a Associação Nacional de Enfermeiras Neonatais recomendou fortemente o uso do SOFFI ®Algoritmo em conjunto com seu “Alimentação Oral Direcionada a Bebês para Bebês Hospitalizados Prematuros e Criticamente Enfermos: Diretrizes para Prática” (Sables-Baus, S., et al., 2013.) “O algoritmo SOFFI ® é baseado em princípios semelhantes aos descritos nesta diretriz.” Associação Nacional de Enfermeiras Neonatais. SOFFI ® é a ÚNICA intervenção até o momento que possui evidências longitudinais com bebês, tanto no ambiente da UTIN quanto após a alta, onde os pais são os principais alimentadores. Além disso, é a ÚNICA intervenção até à data que foi implementada e estudada tanto em bebés prematuros como em bebés com comorbilidades médicas – tanto prematuros como a termo.
MÉTODO SOS APROACH TO FEED
O programa SOS Approach to Feeding é uma forma eficaz de avaliar e abordar comportamentos alimentares problemáticos em uma variedade de ambientes e populações. Na Abordagem SOS, o problema alimentar é conceituado como a ponta de um iceberg. As dificuldades da criança para comer e ganhar peso é o que todo mundo vê, mas assim como um iceberg, é o que está embaixo d’água que quebra o barco. A Abordagem SOS para Alimentação significa Sequencial-Oral-Sensorial porque estes são os principais componentes do programa.
No entanto, SOS também significa Save Our Ship! Na Abordagem SOS à Alimentação, avaliamos e abordamos todas as causas subjacentes (“debaixo de água”) das dificuldades de alimentação. A SOS utiliza uma equipa transdisciplinar (Psicólogos Pediátricos, Pediatras, Terapeutas Ocupacionais, Dietistas Registados e Fonoaudiólogos/Terapeutas da Fala) para avaliar e tratar a “criança como um todo”, incluindo: sistemas orgânicos/processamento sensorial/aprendizagem, comportamento e cognição/desenvolvimento/nutrição/ambiente.
MÉTODO GETT PERMISSION APROACH
A abordagem obter permissão é uma abordagem responsiva, sensível e de apoio à alimentação. As estratégias Get Permission apoiam amorosamente as crianças e suas famílias. A abordagem obter permissão permitirá que você veja as crianças e as famílias de forma holística e colabore com os cuidadores para criar mudanças positivas na hora das refeições.
MÉTODO PROMPT
É uma abordagem multidimensional indicada para os distúrbios de produção da fala, abrangendo aspectos físicos-sensoriais do controle motor da fala, assim como aspectos cognitivo-linguísticos e socioemocionais. A intervenção é baseada em pontos táteis cinestésicos para trabalhar as desordens motoras de fala em todos os tipos de Transtornos do Neurodesenvolvimento.
MÉTODO DAS BOQUINHAS
O método das boquinhas é uma metodologia de nueroalfabetização, multissensorial, fonovisoarticulatória, que propicia rapidez e segurança na associação fonografêmica viabilizada pelo diferencial do articulema (boquinha), para facilitar o processo de aprendizagem.
Indicado para crianças, jovens ou adultos, sendo indicado para quaisquer perfis e para reabilitação de distúrbios de leitura e escrita.
MÉTODO MULTI GESTOS
É uma metodologia baseada em pistas multissensoriais, com utilização de gestos, para treino de habilidades de fala, consciência fonológica, leitura, escrita e matemática. Muito utilização para reabilitação de Apraxia de Fala na Infância e outras alterações de fala.
MÉTODO DTTC (DYNAMIC TEMPORAL and TACTILE CUEING)
É uma técnica que combina várias abordagens terapêuticas tradicionais (PROMPT) e a Terapia de Controle Motor Oral (OMT), visando criar um método abrangente e eficaz. Muito utilizado na Fonoaudiologia para crianças com Apraxia de Fala na Infância (AFI). Indicado para crianças com alteração de fala severa, independentemente da idade.
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA (CAA)
É utilizada para a ampliação das habilidades de comunicação de pessoas com dificuldades no desenvolvimento da linguagem. Com utilização de representações visuais, auditivas, táteis e conceitos. Podendo usar diferentes tipos de símbolos: objetos, fala, gestos, sinais da linguagem de sinais, fotografias, pictogramas e/ou a escrita.